Termos de Uso

Olá, muito prazer, somos a Iperum, uma empresa de tecnologia com viés financeiro (TechFin) que tem por objetivo democratizar a forma e os custos como os pagamentos são feitos hoje. Construímos esse “contrato” de forma simples e objetiva para que nossos clientes entendam como devem utilizar nosso site e aplicativo e também para deixar claro nossas responsabilidades.

Visão Geral

Esse site/aplicativo é operado pela Iperum Serviços de Pagamento Ltda, inscrita no CNPJ/MF sob n° 30.400.143/0001-51, localizada na Rua Olimpíadas 205, 4° andar CJ 42, no CEP 04551-000, na Vila Olimpia, cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

Em todo o site, os termos “nós”, “nos” e “nosso” se referem à Iperum. A Iperum proporciona esse site, incluindo todas as informações, ferramentas e serviços disponíveis deste site para você, o usuário, com a condição da sua aceitação de todos os termos, condições, políticas e avisos declarados aqui.

Ao visitar nosso site e/ou comprar alguma coisa no nosso site, você está utilizando nossos “Serviços”. Consequentemente, você concorda com os seguintes termos e condições (“Termos de serviço”, “Termos”), incluindo os termos e condições e políticas adicionais mencionados neste documento e/ou disponíveis por hyperlink. Esses Termos de serviço se aplicam a todos os usuários do site, incluindo, sem limitação, os usuários que são navegadores, fornecedores, clientes, lojistas e/ou contribuidores de conteúdo.

Cobrança pelo serviço

Ter uma conta virtual na Iperum não gera custo nenhum ao usuário, seja ele Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ).

Para quem realiza um pagamento ou envia um dinheiro a alguem, o custo também é zero. Não existe cobrança para envio de dinheiro, independente da quantidade de vezes ou do valor enviado.

Para quem recebe um pagamento ou transferência de dinheiro, existe certas imposições dependendo da natureza da pessoa que está recebendo (PF ou PJ):

Ao criar um cadastro na Iperum, tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica estarão habilitadas a receberem por cartão de crédito e por saldo em conta. Cabe a cada usuário desabilitar a forma de recebimento que julgue não adequada ao tipo de negócio de cada usuário.

Qualquer alteração dos valores mencionados anteriormente e que de alguma forma impacte os clientes (PF e PJ) serão informados com um prazo de 15 dias antes da vigência das novas regras. Cabe a Iperum informar por e-mail e site a entrada em vigor de tais regras.

A Iperum não faz qualquer cobrança extra que não seja previamente comunicado para seus clientes. Além disso, a Iperum não envia cobranças (por exemplo boleto) para seus usuários cobrando pelo serviço, tudo é feito dentro da plataforma da Iperum.

Depósito de dinheiro na conta Iperum (Ipeconta)

O depósito de uma quantia financeira na Iperum é de total responsabilidade do cliente. A Iperum não tem qualquer ingerência sobre o ato de realizar o depósito ou a transferência de uma quantia de dinheiro para a conta virtual do cliente. É de responsabilidade também do cliente fazer uma solicitação de depósito dentro do aplicativo da Iperum para que a mesma possa rastrear o depósito em sua conta no banco e assim poder liberar o saldo. Depósitos realizados na conta Pessoa Jurídica da Iperum sem a devida identificação correta feita pelo usuário dentro do aplicativo serão tratados pontualmente, podendo assim a Iperum não respeitar prazos de liberação ou até mesmo na devolução do dinheiro.

Todo e qualquer depósito na conta da Iperum tem que ser correspondente ao usuário do aplicativo da Iperum. A Iperum não aceitará depósitos de pessoas diferentes daquelas donas das respectivas contas virtuais, habilitando a Iperum a tomar as devidas ações legais para tal.

Para realização do depósito na conta Pessoa Jurídica da Iperum, só serão aceitos depósitos via TEF (transferência eletrônica de fundos) que é a transferência tradicional entre contas correntes do mesmo banco. A Iperum não aceitará depósitos feitos por quaisquer outras vias, tais como boleto bancário ou depósito no caixa da agência bancária.

Além disso, visando garantir o cumprimentos das regras de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), a Iperum definiu um limite de depósitos mensais nas contas:

É de responsabilidade total da Iperum a custódia do saldo que cada cliente tem na Ipeconta, podendo a Iperum ser responsabilizada civil e criminalmente por uso indevido desse dinheiro sob sua custódia.

Saque de saldo da conta Iperum (Ipeconta)

Para realizar um saque é imprescindível que o usuário tenha um saldo na Ipeconta. O saldo de cada cliente possui duas visões: a primeira é o saldo liberado, que pode ser oriundo de transações via saldo na conta ou por cartão de crédito e que foi liberado pelo adquirente após os 31 dias de prazo; e a segunda é o saldo bloqueado que é o valor total de todas as transações recebidas por cartão de crédito e que ainda não foram liberadas pelo adquirente ou por não ter atingido o prazo regular de 31 dias ou por ser alguma transação suspeita e que está sob avaliação.

Além disso, cada saque realizado tem um valor mínimo de R$ 10,00, valor esse determinado pela Iperum como mínimo para cobertura dos gastos operacionais envolvidos nessa operação sem que esse gasto seja repassado ao cliente. Qualquer saque solicitado será processado em até 2 dias úteis sem custo para cliente.

Como parte do modelo de negócios adotado pela Iperum, para que o saque seja concluído, é necessário que o cliente tenha uma conta corrente em algum dos bancos que a Iperum trabalha no caso de saque (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Economica Federal, Sicoob, Sicred e Banco Inter) e que o titular dessa conta corrente seja o mesmo do usuário da Ipeconta, no caso o cliente que está solicitando o saque pelo aplicativo.

Além disso, visando garantir o cumprimentos das regras de prevenção à lavagem de dinheiro (PLD), a Iperum definiu um limite de saques mensais nas contas:

É de total responsabilidade do cliente fornecer os dados corretamente dentro do aplicativo para que a operação de saque seja concluída com sucesso. Qualquer divergência de informação fornecida pelo cliente exime a Iperum de cumprir o prazo estabelecido nesses termos. Entretanto, visando um relacionamento próximo com seus clientes, a Iperum se responsabiliza a informar o cliente o quanto antes sempre que houver divergência nos dados, mas para tal, o cliente se responsabiliza por garantir que os dados para contato (telefone e email) estejam corretos e a todo momento atualizados no aplicativo.

Transações entre clientes Iperum

As transações entre clientes dentro da plataforma é de total responsabilidades dos participantes em qualquer ação de pagamento (quem emite e quem recebe). Ao se realizar um pagamento, o cliente deveconferir as informações do usuário destino e se desconfiar, não deve proceder nenhuma ação de pagamento. A Iperum constantemente monitora potenciais transações suspeitas e pode, em qualquer situação suspeite e que não condiz com as regras da plataforma, bloquear os usuários envolvidos até que as análises sejam feitas e, se identificado ações não condizentes como fraude, poder-se-á bloquear os usuários definitivamente.

É de total responsabilidade da Iperum garantir que não haja usuários que sejam comprovadamente fraudadores, isso pode ocorrer nos seguintes casos:

Estorno de transações

Como pratica para trazer mais segurança e conforto aos clientes, a Iperum oferece um serviço de estorno de transações que pode ser acionada tanto em caso de suspeita de fraude quanto por erro de transação. Entretanto, esse serviços poderá ser usado dentro de um prazo de de 7 dias e o mesmo deverá ser feito pelo email: socorro@iperum.com.br informando os detalhes do ocorrido e detalhes da transação (valor, dia, usuário origem e destino)

Cabe a Iperum avaliar a solicitação e em um prazo de 7 dias decorridos da solicitação tomar as providências cabíveis.

Estorno por transações por erro originado pelo usuário ocorrerão nas seguintes condições:

Estorno por transações suspeita de fraude ocorrerão nas seguintes condições:

Cabe ressaltar que para transações comprovadamente estornadas por fraude podem levar aos usuários envolvidos a suspenção da conta na Iperum a fim de resguardar a exposição dos demais usuários.

Proteção aos clientes

Como parte da politica de proteção de dados e segurança, a Iperum é responsável por garantir o armazenamento da forma mais segura e correta possível. A Iperum também protege os dados dos clientes não compartilhando dados sensíveis com qualquer outro usuário do aplicativo nem com qualquer outro parceiro.

A Iperum também se responsabiliza por garantir que quem esteja rebendo um pagamento ou transferência receba o valor corretamente. Qualquer distorção entre o valor de um pagamento efetuado vs. o valor desse pagamento recebido que não o de acordo com as tarifas cobradas será invetigado profundamente pela Iperum e se em caso de não conseguir encontrar a justificativa para qualquer distorção não prevista nesses termos, a Iperum se compromete em garantir que o valor recebido esteja de acordo com as regras. Da mesma maneira, a Iperum se responsabiliza em garantir que o valor do pagamento efetuado por um usuário esteja esteja de acordo com o valor que foi debitado do saldo da Ipeconta do mesmo.

Para as transações suspeitas, chargebacks e constentações oriundas de cartão de crédito, a Iperum está isenta e não faz a intermediação entre as partes envolvidas dado a natureza do negócio (meio de pagamento). Entretanto, visando um relacionamento mais claro com todos os clientes, a Iperum compromete-se a fornecer todos os dados possíveis para que qualquer disputa possa ser resolvida.

Visando garantir o mais alto cumprimento das obrigações legais, a Iperum pode, em qualquer momento, acessar dados sigilosos de clientes e compartilhar os mesmos com terceiros desde que haja uma suspeita de atos ilícitos praticado por qualquer usuário. A Iperum pode em qualquer momento tomar medidas cabíveis dentro dos conformes da lei, como a exclusão de usuários que estejam envolvidos em atividades ilegais, suspenção de usuários até que investigação seja terminada, entre outros motivos que possam por em risco demais usuários e a Iperum.

Demais condições

Por favor, leia esses Termos de serviço cuidadosamente antes de acessar ou utilizar o nosso site. Ao acessar ou usar qualquer parte do site, você concorda com os Termos de serviço. Se você não concorda com todos os termos e condições desse acordo, então você não pode acessar o site ou usar quaisquer serviços. Se esses Termos de serviço são considerados uma oferta, a aceitação é expressamente limitada a esses Termos de serviço.

Quaisquer novos recursos ou ferramentas que forem adicionados à loja atual também devem estar sujeitos aos Termos de serviço.Você pode revisar a versão mais atual dos Termos de serviço quando quiser nesta página. Reservamos o direito de atualizar, alterar ou trocar qualquer parte desses Termos de serviço ao publicar atualizações e/ou alterações no nosso site. É sua responsabilidade verificar as alterações feitas nesta página periodicamente. Seu uso contínuo ou acesso ao site após a publicação de quaisquer alterações constitui aceitação de tais alterações.